terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Soja, como consumir? Quais benefícios?

Olá pessoal, como vão? Andei um pouco sumida mas to de volta! É que a minha rotina voltou ao normal, trabalhando o dia todo e a noite faculdade, aí tenho andado cansadinha, mas prometo que sempre que eu tiver um tempinho postarei para vocês!
Vou contar algo que estou consumindo a mais ou menos duas semanas, e estou me sentindo muito bem, além de achar muito saboroso, a proteína texturizada  da soja, a famosa "carne de soja".  A proteína de soja é o resíduo da soja que resta quando o seu óleo é extraído. De acordo com pesquisas, a soja possui até mais proteínas que os ovos, os peixes e as carnes vermelhas e brancas. Portanto, é importantíssima para a reconstrução, crescimento e conservação dos nossos órgãos, células e tecidos, também sendo usada em momentos de falta energética. Por outro lado, alguns hormônios são sintetizados pelas proteínas.

A isoflavona da soja é um poderoso antioxidante que mantém o corpo livre de radicais livres, responsáveis por doenças como o câncer através do fortalecimento do sistema imunológico. Essa substância ainda contribui para o retardamento do envelhecimento, o que ajuda na prevenção de rugas na face.
O grão e a farinha também são opções interessantes e ricas em nutrientes. Ao preparar o primeiro é interessante deixá-lo de molho na água entre 10 e 12 horas antes do consumo, pois assim é possível diminuir a quantidade de ácido fítico na soja. Este composto dificulta a absorção de alguns nutrientes presentes no alimento, como o cálcio, o ferro e o zinco. 
O leite de soja é uma boa alternativa, especialmente porque é enriquecido com cálcio durante a sua fabricação. O óleo de soja e a soja texturizada são alimentos empobrecidos em nutrientes em comparação as outras variedades do grão.
SEUS BENEFÍCIOS
Atenua os efeitos da menopausa: O que caracteriza a menopausa é a queda dos hormônios estrogênio e progesterona, que costuma ocorrer entre os 45 e os 55 anos de idade. A soja pode ser uma grande aliada do equilíbrio hormonal, já que a estrutura das isoflavonas do alimento são semelhantes à do estrogênio. Assim, o consumo do grão pode funcionar como uma espécie de reposição hormonal para as mulheres que entram na menopausa ajudando a atenuar os problemas que ocorrem nesta fase.  
O consumo das isoflavonas presentes na soja diminui a intensidade e a frequência dos calores, da sudorese, das irritações e até da insônia, sintomas típicos do climatério. Três colheres de sopa de soja cozida ou uma fatia de tofu equivalem a 50 miligramas de isoflavonas, quantidade diária mínima para os efeitos desaparecerem. Porém, isto só pode ocorrer se os sintomas da paciente forem considerados leves. 
Protege a saúde dos ossos: Apesar da soja ser rica em cálcio, uma porção possui cerca de 28% das necessidade diárias do nutriente, mas não é isto que faz com que ela seja boa para os ossos. Pois, o grão possui ácido fítico composto que dificulta a absorção do cálcio. 
Reduz o colesterol: A saúde do coração também se beneficia com o consumo do grão. Um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) mostrou que a soja auxilia na redução dos níveis do colesterol ruim, o LDL, e no crescimento dos níveis de HDL, o colesterol bom. Isto ocorre porque o grão é rico em gorduras poli-insaturadas, principalmente o ômega 6.
Previne o câncer de mama: O consumo de soja também está associado a um menor risco de câncer de mama em mulheres. 
Melhora o trânsito intestinal: Por ser rica em fibras, uma porção possui 37% das necessidades diárias deste nutriente, a soja ajuda a melhorar o trânsito intestinal, evitando problemas como a constipação e a prisão de ventre.  

Fiquem atentas:
Os responsáveis por evitar a perda de massa óssea são as isoflavonas. Como elas têm efeito semelhante ao estrógeno vão proporcionar este benefício, especialmente durante a menopausa, fase em que os níveis deste hormônio feminino diminuem. É importante ressaltar que o consumo de soja não é uma garantia de que a mulher não sofrerá com a osteoporose, pois a perda da massa óssea também está muito ligada a questões genéticas.
Receitinha rápida, gostosa e nutritiva

Picadinho de carne de soja com batata

  • 250 g de carne de soja desidratada ( proteína de soja texturizada)
  • 2 cubos de caldo de carne
  • 5 xícaras (chá) de água quente
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1 cebola picada
  • 1 dente de alho picado
  • 5 colheres (sopa) de shoyu
  • 1 pitada de cominho
  • 1 pitada de pimenta do reino branca
  • 3 batatas cortadas em cubos
  • 1 colher (sopa) de cebolinha verde picada
  • 3 colheres (sopa) de saquê

Modo de preparo: Numa tigela com água, coloque a carne de soja para hidratar. Deixe por 30 minutos aproximadamente ou até dobrar de volume. Esprema levemente. Numa panela com o azeite, doure a cebola e o alho, junte a carne para refogar e deixe dourar. Coloque o shoyu, o cominho, a pimenta branca e as batatas picadas. Deixe até as batatas ficarem cozidas, adicione o saque. 

Espero que tenham gostado e até mais... Beijossss!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário